BIOGRAFIA
Fabiola Buzim é capixaba, nasceu em Vitória, Espirito Santo, e iniciou sua carreira como atriz no teatro de rua em 1996 atuando em um grupo amador. Em 2004 graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG dando seguimento a seus estudos e práticas na área. Em 2005 tem sua estréia no cinema no curta “A fuga” de Sáskia Sá.
No período de 2005 a 2017 participa de diversas produções capixabas, longas e curtas, a maioria no circuito de cinema independente: “PS: Post Scriptum” e ¨Azulzinho¨ de Jeff Pinheiro, "O Homem que sonhava fotografia" de Tião Xará, “João” de Carlos Augusto, “Milagres” de Luiza Lubiana, “A própria cauda” de Virginia Jorge e do longas “Entreturnos” de Edson Ferreira e “Punhal” de Luiza Lubiana.
No teatro fez parceria com o diretor Luiz Tadeu Teixeira no espetáculo “Um forte cheiro à maça” e com a cineasta Virginia Jorge no solo “A Menina”. Com este último espetáculo recebe o prêmio de melhor atriz e direção.
Em 2011 faz estreia no cinema nacional, participa do longa “Não se preocupe, nada vai dar certo” de Hugo Carvana, dividindo a cena com Tarcísio Meira, Ângela Vieira e Gregório Duviver. Em 2011, na TV Globo, faz uma participação na novela “Fina Estampa”, contracenando ao lado de Eva Wilma.
Em 2015 atuou no curta “Eu queria ser arrebatada, amordaçada e nas minhas costas tatuada” de Andy Malafaia. Por este último trabalho recebeu 7 prêmios como melhor atriz, sendo 4 em festivais internacionais, por seu desempenho interpretando a prostituta Silvana. E em 2018 no curta “Depois” dirigido por Marcello Quintella & Boynard, e no curta ¨Síndrome da Morte¨ de Edem Ortegal com estreia prevista para 2021.
Fabiola também é jornalista, professora de teatro e produtora cultural na Fabulanas, onde produz seus projetos no teatro e cinema.
PRÊMIOS RECEBIDOS
¨EU QUERIA SER ARREBATADA, AMORDAÇADA E EM SUAS COSTAS TATUADA¨ - ANDY MALAFAIA
Melhor atriz - Orsini Cup de Melhor Atriz no Budapest Film Festival 2016
Melhor atriz - Defy Film Festival 2016, EUA
Melhor Atriz - Riurau Film Festival 2016, Espanha.
Melhor atriz – Festival de Cinema de Belo Jardim 2016, Pernambuco
Melhor atriz – Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, 2016
¨DEPOIS¨ DE MARCELLO QUINTELA Y BOYNARD
Melhor atriz coadjuvante - Gralha International Monthly Film Awards, Curitiba - 2020